23 março 2011

Análise CD JA 2011 - Amigos da Esperança



Eis o "novo" tema do Ministério Jovem de 2011. Ainda nessa onda de esperança (algo que já deu o que tinha que dar, diga-se de passagem), após sermos a Geração Esperança, agora somos Amigos da Esperança (?). Eu acho legal essa idéia de reforçar nossa esperança em Cristo, mas daí supersaturar o tema não dá! (Pense: Impacto Esperança, Geração Esperança, Sublime Esperança, Esperança para Viver, Futuro com Esperança, Amigos da Esperança, ... ... aiai...).

Quando adquiri o DVD + CD já sabia que não podia esperar algo muito jovem e diferente(tendo em vista de que de uns anos pra ca os CDs JA perderam o "poder que vem do alto"), o que já não acontece há algum tempo. Depois da confusão do CD Jovem do ano passado, que passou por "censura doutrinária", chega a nós uma produção sem grandes emoções, sem grandes letras, sem grandes arranjos, e sem grandes mensagens doutrinárias adaptadas para a "era pós-moderna" que estamos vivendo.

Produzido por Jader Santos, a coletânea conta com 14 músicas e ao menos sem aquela chuva de regravações, contando com uma regravação e um medley. Começando com "Plantando Igrejas", de Cleiton Schaeffer, nada demais se comparada ao sucesso de A Colheita (mesma temática). Incomum, de Gérson Salcedo, já é mais intimista e tem uma poesia boa. "Se Não For Eu", de Silmar Correia e Edson Romero, é a música irritante da vez. Eu pensei que era implicância minha, mas não. A música é cansativa, repetitiva e sem poesia nenhuma. "Siiiiim, vai seeer eeeeeu..." aff...(terrível para cantar junto com a congregação, da até vergonha de "tais arranjos"...siiiiim vai seeeeer eeeeu....), em seguida vem a "Confiarei", de Sullivan Dutra, música boa e gostosa de cantar que fala sobre fé e confiança. E a música-tema "Amigos da Esperança", de Jader Santos, não parece nem de longe ser o tema jovem, simplesmente porque a música não é jovem! Totalmente orquestrada e sem pontos fortes(quando digo que a música não é jovem, não estou insinuando de forma alguma que ela precisa ser com batidas estilo hip hop, guitarras estilo Heavy Metal e aranjos iguais as dos "jovens desse mundo", mas precisa ser estilo JOVEM ADVENTISTA!! pensando bem se ser jovem é ter 100 anos para baixo e ter um avô que tenha vivido na época dos dinossauros quem sabe... ),  a letra da música parece ter sido escrita pra encaixar no CD. Passa longe de Fiel a Toda Prova, Rumo ao Porto Seguro, Sou de Jesus e até Geração Esperança. Destaque para a regravação de "Não Há Nada Comparado", de Bruno Menezes, que é uma música linda gravada pelo antigo Família Soul; "Tu és o meu Deus", de Lucas Pimentel, se não for a melhor, é uma das melhores do álbum.

É assim, o restante parece tudo igual. Às vezes dá saudade de uns tempos atrás em que os CD's JA eram feitos pros jovens e estes se identificavam com eles. Hoje parece que as produções são feitas muito "comercialmente e com pouca oração(por isso há pouco poder). Os produtores talvez fiquem com medo de tais músicas serem barradas pela comissão doutrinária e se esquecem de louvar a DEUS. O que chega a ser uma certa hipocrisia, né?! Tanta coisa gritando pra ser corrigida na igreja e... enfim. Está aí, vamos trabalhar, evangelizar esse mundo pra que Cristo volte bem depressa. Tens esse desejo também? Fique de olho nas melodias e nas letras, analise e fique com o que é bom.

Fonte: Texto Adaptado do Blog (De Olho "na" Música Adventista)

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa não é uma opinião isolada a respeito das músicas do CD Jovem deste ano, a maior parte dos nossos jovens possuem essa mesma crítica sobre as músicas, realmente ultimamente os cds tem perdido sua qualidade. A música segundo Ellen White é um dom de Deus, destinado a erguer os pensamentos à coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma.

JOVEM COM PODER disse...

Concordo com o autor do texto (e ja pedindo altorização para posta em meu blog) uma critica bem produtiva q merece ser respeitada e divulgada.
Com todo respeito falando mais esse cd jovem foi muito ruim sem espiritualidade produzido por uma produtor q esta anos luz de nossa Geração.

PORTAL MARANATA 7 disse...

Opa pode postar em seu blog sim...
o texto original é do pessoal do BLOG "de olho na musica" mas estava faltando algumas coisinhas que nós acrescentamos...
abraços.

Nyck disse...

Essas aboradagens críticas,refletem o que eu, meu irmão e muitos outros jovens da Igreja pensam em relação ao CD Jovem 2011! Inclusive meu irmão (18ans) questionou sobre essas músicas, não recebeu nenhuma resposta do administrador do site, que não convém ser citado. Com isso percebe-se o desinteresse em atender as necessidades espirituais do Jovem Adventista!
Ass.: Ivanice Carvalho (nyck_iesap@hotmail.com)

PORTAL MARANATA 7 disse...

OK Ivanice, obrigado por seu comentario.
Não entendemos ao certo quais são suas opinioes a respeito do cd JA 2011, se são contra ou a favor do artigo aqui citado.

"não recebeu nenhuma resposta do administrador do site" com certeza nao foi do PM7...rsrs.

Concordamos que hoje o ministério da musica JA estaq muito decadente.
Precisamos nos unir e orar para que ocorra uma mudança e reavivamento no Ministerio JA.

fique com DEUS..

pm7
Marana7a

Anônimo disse...

Não gostei, senti falta das paisagens naturais, que foram substituídas por janelas semelhantes as do windows.

Anônimo disse...

Saudades do tempo, em eramos apenas os Adventistas do Sétimo Dia, esta era nossa marca, nossa apresentação...Hoje tem que pesquisa para saber que a Geração Esperança e etc...Representam os ADVENTISTAS.

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, crítica ou segestão a respeito desta postagem.